Matéria Especial sobre a Teleceará em Milagres
Prédio da Teleceará em Milagres Ceará
Telecomunicações do Ceará S/A - TELECEARÁ foi uma empresa estatal do estado do Ceará, pertencente ao sistema Telebrás. Em 29 de julho de 1998 foi vendida e incorporada a Tele Norte Leste e passou a se chamar Telemar, empresa de telecomunicações que operou de 1998 até 2007. Após esse período, passou a utilizar a marca Oi.
Logo da Teleceará
Criada pela lei estadual no 3.934, de 3/11/1971, a Companhia Telefônica do Ceará - Cotelce, que incorporou a Companhia de Telecomunicações do Ceará - Citelc e a Companhia Telefônica de Fortaleza - CTF.
Em 26 de maio de 1972 a portaria ministerial no 331 designou a Cotelce como empresa-pólo de integração das demais empresas concessionárias de telecomunicações no Estado do Ceará.
Funcionarias da Teleceará em Milagres
A partir de 18 de maio de 1973, deixou de ser sociedade de economia mista e passou a ser uma sociedade anônima de direito privado, subsidiária da Telebrás e vinculada ao Ministério das Comunicações.
Por decisão da assembléia geral extraordinária de acionistas, em 13/12/ 1974, mudou de denominação para Telecomunicações do Ceará S/A. - Teleceará. Era uma sociedade anônima de capital fechado, prestando serviços de telecomunicações nos setores de telefonia básica urbana e interurbana,telefonia móvel celular e comunicação de dados: atendia a 1055 localidades em todo o Estado do Ceará e contando com um capital social composto por 2.050.220.997 ações (31.12. 1996), das quais a Telebrás detinha 79,44%.[1]
O |Sistema Telebrás foi privatizado no dia 29 de julho de 1998 em função de uma mudança constitucional no ano 1995, e com a promulgação da Lei Geral de Telecomunicações, que visava a ampliação e a universalização dos serviços de comunicação e o enxugamento da máquina estatal brasileira. Desta forma, a Teleceará e sua subsidiária de telefonia móvel digital, Teleceará Celular, foram privatizadas. A Teleceará foi vendida para a Tele Norte Leste S/A, formando a Telemar, e a Teleceará Celular foi vendida para a TIM. Atualmente, a Tele Norte Leste S/A tem seus produtos comercializados com a marca Oi.
Cartão Telefônico da Teleceará em 1998
REFERENCIA
www.fortalezanobre.com.br
Comentários
Postar um comentário