A História do Padre Misael Gomes
Misael Gomes Nasceu em Milagres a 21 de Setembro de 1885, filho primogênito do Tte. Coronel Antonio Gomes de Lacerda e de D. Josepha Maria do Espirito Santo e foi batizado a 1 de Outubro na Igreja pa-rochial daquela cidade pelo Vigário Pe.Manoel Rodrigues Lima.
Seus Paes confiaram sua primeira educação ao Pe.José Fernandes de Medeiros, coadjutor e mais tarde Vigário da Freguesia.
Entrou para o Seminário de Fortaleza a 4 de Março de 1900, aluno do terceiro ano de preparatórios. Depois de cursar Retorica e filosofia, em princípios do ano de 1903 entrou para o Seminário Maior, que deixou já em fins de Setembro para continuar os estudos na Europa.
9 de Outubro embarcou-se em Belém do Pará com destino a Gênova.
A 8 de Novembro do mesmo ano de 1903 foi recebido no Colégio Pio Latino Americano em Roma. Frequentou a Faculdade de Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, recebendo no fim do anno lectivo o título de bacharel, depois o de licenciado e finalmente em sessão magna, presidida pelo Cardeal Merry dei Val, Secretario do Estado de S. S. Pio X, recebeu no anno de 1906 a laurea de Doutor em Filosofia por aquela Faculdade.
Passou em seguida para a Faculdade de Teologia, onde recebeu também os titulos de bacharel, licenciado e finalmente a segunda laurea de Doutor, tendo sido um dos seus professores o Pe. Billot S. J. elevado ultimamente á Purpura Cardinalícia pelo Summo Pontífice Pio X.
No Pontifício Colégio Pio Latino foi um dos membros da Academia de Literatura Portuguesa “B. Inácio de Azevedo” fundada desde 1889, tendo alcançado em 1906 e 1907 o premio de distinção conferido por aquela Academia, em que também ocupou os cargos de Secretario e 1.o Assistente da Mesa Diretora.
Na Sessão Solene da Academia espanhola “S. Tereza de Jesus” realizada ali a 5 de Maio de 1910, com a assistência de ilustres personagens, Eminentíssimos Cardeais e diversos Ministros do Corpo Diplomático, para celebrar o 1.o Centenário da Independência Hispana-Americana, fez por delegação especial dos seus colegas e patrícios o Discurso de saudação em nome da Academia Literária B. Inácio de Azevedo.
A 31 de Julho de 1910 deixou o Colégio Pio Latino, tendo recebido o presbiteriado das mãos do Cardeal Respighi, Vigário de S. Santidade Pio X, em Roma a 28 de Outubro de 1909. Celebrou suas 1 18 missas a 1, 2 e3 de Novembro na altar da Capella do Colégio Pio-Latino-Americano, na crypta da Basílica de S. Pedro e na Capella das Relíquias da Basílica de Santa Cruz.
Visitou ainda a França e a Itália d'onde se embarcou diretamente para o Estado de S. Paulo, no Brasil. No começo do ano de 1911 já se achava no Rio de Janeiro, encarregado provisoriamente da paroquia de S. Joaquim.
A 18 de Novembro veio ao Ceará em visita á sua família, chegando la foi nomeado Capelão Interino da S. Casa de Misericórdia de Fortaleza, cargo que ainda ocupa.
Por Provisão data de 1 de Julho de 1912 foi nomeado pelo Bispo Diocesano, D. Joaquim José Vieira, pro-Vigário Geral Provisor do Bispado durante alguns dias de ausência do Monsenhor. Bruno Figueredo, que estava no interior do Estado.
REFERENCIA
Por GUILHERME STUDART (Barão de Studart),
in DICIONÁRIO BIO-BIBLIOGRÁFICO CEARENSE
Comentários
Postar um comentário