João Calandro o Cangaceiro Milagrense


João Calangro que na região Sul do Ceará, o Cariri, durante a grande seca de 1877, organizou um bando e dominou àquela área. Em 1875, João Calangro era apenas um capanga do grupo de Inocêncio Vermelho, bando aliciado e sustentado pelo juiz municipal do município de Jardim, chefe político local, com o objetivo de manter a ordem. O bando de Inocêncio Vermelho era, pois, um bando subordinado a um poderoso local. Assassinado Inocêncio em 1876, Calangro, que se gabava de ter cometido 32 assassinatos sem que qualquer processo fosse intentado contra ele, tornou-se seu sucessor. Com a seca de 1877 e as desordens regionais que ela ocasionava - os bandos de retirantes invadindo e saqueando povoados -, várias autoridades e chefes políticos reclamaram o concurso de Calangro contra os ´grupos de malfazejos´, isto é, dos esfomeados, miseráveis que procuravam não morrer à míngua. O Cariri, rico oásis, era particularmente visado pelos retirantes,diante dos quais fugiam os fazendeiros abastados e as autoridades.
bando de Lampião - Wikimedia Commons


O bando de João Calangro era conhecido como "Calangros" ou "Calangos". Conta-se que, para fugir da polícia, Calangro obrigava seus homens a calçar os chinelos com as pontas voltadas para o calcanhar. Após vencer muitos rivais, Calangro se intitulou "Gal. Brigadeiro de Sousa Calangro". Do Ceará fugiu para o Piaui e nada mais se soube dele. Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Texto da Profª Tania Maria de Sousa Cardoso / Sociedade brasileira: Uma história através dos movimentos sociais (Rubim Santos Leão de Aquino).

João Calangro, natural de Milagres, onde era conhecido por João Senhorinha. Seu verdadeiro nome, porém, era João de Sousa Calangro. Ele era de estatura baixa, sardento e de cabelos cor de fogo, e não deve ser confundido com o negro João Calangro, perverso cangaceiro de Antônio Quelé, abatido no dia 27 de novembro de 1910 por companheiros seus, nas proximidades de Jati, entre a ladeira do Pacífico e a fazenda Oitis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As duas maiores Enchentes da História de Milagres

A antiga Casa do Coronel Domingos Leite Furtado em Milagres Ceará