Raimundo Hélio o Gênio Completo.
Raimundo Hélio Grangeiro Ferreira nasceu 17 de Agosto de 1959, filho de Geraldo Ferreira Cândido e Betisa Grangeiro Ferreira, seus estudos se iniciou na escola particular São Francisco tendo como professora Regina Grangeiro.
Raimundo Hélio e Regina Grangeiro
Em seguida transferiu seus estudos para o Patronato Dona Zefinha Gomes, desenvolvendo seu gosto pela arte em especial ao teatro, dedicado a leitura Raimundo Hélio, tinha como principais influencias artistas como aleijadinho,Miguel Angelo e Castro Alves.
Apos concluir o Primeiro Grau (Ensino Fundamental) no Patronato Dona Zefinha Gomes, ingressa no Colégio Diocesano do Crato, onde cursou o segundo grau (Ensino Médio), em seguida cursou Lingua Estrangeira em Fortaleza, ao mesmo tempo que integrava o renomado Teatro do IBEU no ano de 1976.
Raimundo Hélio na infância
Pai de Raimundo Hélio. Geraldo Ferreira Cândido
Depois desse período em Fortaleza, Raimundo Hélio retorna a Milagres, e pouco tempo ingressa no curso de Letras da antiga Faculdade Diocesano do Crato, foi Professor do Patronato onde ensinou disciplinas de português, inglês, educação artística e literária.
Produziu e apresentou no auditório do patronato as seguintes peças: A origem Lendária de Milagres, Casa Vazia, O pagador de Promessas,e o Auto da Compadecida.
O artista Milagrense quando acadêmico de Letras conheceu um jovem colega de curso, que resultou a um relacionamento afetivo, o fruto desse relacionamento, foi seu unico filho Ângelo Roncaly.
Produziu, escreveu, e dirigiu por 10 anos o "o maior espetáculo de rua do interior cearense" a encenação da peca "Ecce Homo" "Eis o Homem" conhecido popularmente como a Paixão de Cristo.
A letra de Raimundo Hélio
Em 1993 veio o reconhecimento do Estado do Ceará, a encenação da Paixão de Cristo foi premiada com o Troféu Carlos Camara, organizado pelo Teatrólogo Marcelo Costa, diretor do teatro Balaio.
Planta do Calvário Desenhado por Raimundo Hélio
Raimundo Hélio faleceu no dia 7 de Setembro de 1996.
Comentários
Postar um comentário