A HISTÓRIAS DA FRANCISCA DO SOCORRO






O assassinato da criança Francisca do Socorro, no dia 07 de dezembro do ano de 1943, passou a fazer parte da cultura e da história do município de Milagres/CE, pois marcou significativamente a vida da população.
Francisca do Socorro era criança humilde e obediente e, a mandado de sua avó, todos os dias ela ia pegar água no bebedouro, na localidade denominada Serrote, nas proximidades da cidade. Simultaneamente à Francisca do Socorro, no mesmo horário, o senhor de nome Elísio Pereira Maia também frequentava o mesmo local. O senhor Elísio era comerciante, natural da cidade de Pau dos Ferros/RN, e costumava fazer suas necessidades fisiológicas na frente de Francisca do Socorro, em local próximo ao bebedouro. Na manhã do dia 07 de dezembro, a menor foi encontrada violentada e morta, sendo o suposto assassino
o senhor Elísio Pereira Maia, preso, mas liberto poucos meses depois, pois como afirmam as pessoas nos depoimentos da sociedade, ele era um homem rico, respeitado e com influências políticas no munícipio. No ano do ocorrido, a cidade de Milagres/CE, ainda pouco desenvolvida, não tinha médico para atendimento à população, fato que dificultou a autópsia. No entanto, conforme constam nos autos do processo, dois farmacêuticos, os senhores Edmilson Coelho e Aldenor Gomes Coelho, a convite e exigência do Delegado José Pereira de Carvalho, fizeram o exame cadavérico da menor Francisca Maria do Socorro. Esse acontecimento marcou a história da cidade, levou comoção ao povo e tem repercussão até os dias de hoje, como já dito. No local do assassinato, a população colocou uma cruz e, no ano de 1986, o prefeito Gilvan Morais mandou fixar uma estátua, haja vista que as pessoas de religião católica da região começaram a fazer promessas e frequentar o local para orações. O lugar denominado Serrote, onde ocorreu o crime, recebeu o nome de bairro Francisca do Socorro e, atualmente, é um dos maiores da cidade de Milagres. É neste bairro que está a estátua conhecida como a “Cruz da Menina”, fazendo parte da construção histórica de Milagres/CE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

João Calandro o Cangaceiro Milagrense

As duas maiores Enchentes da História de Milagres

A antiga Casa do Coronel Domingos Leite Furtado em Milagres Ceará