Clube de Mães Francisca do Socorro 40 anos



O clube de mães Francisca do Socorro foi criado por um grupo de ex-alunas do Patronato e escola Norma Dona Zefinha Gomes de Milagres, em 1981, por ocasião dos preparativos do Jubileu de Prata referido estabelecimento.  Recebeu este nome como homenagem a Francisca do Socorro, adolescente violentada e morta em 1943, na periferia da cidade, mais um caso de violência e impunidade, dos quais foram vítimas várias mulheres de Milagres.

O principal objetivo do Clube de Mães Francisca do Socorro é, promover espiritual e socialmente as famílias empobrecidas da comunidade.

De início o grupo trabalhou com mães gestantes, ministrando palestras educativas, preparando também o enxoval de recém-nascido. Faltando recursos para continuar este trabalho, o grupo passou a fazer visitas domiciliares. Constatando-se alguns casos de tuberculose, encaminhava-se os portadores para o Posto de Saúde, arrecadando-se alimentos na cidade para garantir a parte de nutrição.

Ainda sem sede própria, num barraco cedido, na Rua João Fechine, trabalhou-se com mulheres marginalizadas, alfabetizando-as através do método Paulo Freire.

Em 1988, foi construída, através de uma ajuda da Alemanha a Capela do Coração de Jesus a qual serviu de sede provisória para Clube de Mães, onde foram ministrados cursos profissionalizantes para mulher. Instalou-se também uma sala de aula, para atender a um grupo de garotos e garotas “rebeldes” que depois de terem conseguido um comportamento desejável, foram encaminhados para outras escolas.

Em 1990, conseguiu-se a construção da sede própria, através de Manos Unidas da Espanha, projeto assinado pelo Padre José Leite Sampaio, que o reconhecia como um trabalho de evangelização. Em convênio com a FUNABEM, criou-se oportunidade de oferecer cursos profissionalizantes diversos, esportes, lazer e alimentação para adolescentes em risco social durante quase 10 anos.

Em 10/04/2000, por ocasião da beatificação de Madre Rosa Gattorno, fundadora das filhas Santana, inaugurou-se o Centro de apoio à vida, atendendo as crianças desnutridas; mesmo sem convênio com órgãos do governo, apenas com o apoio da comunidade o trabalho continua, salvando vidas... uma prova que a obra é de Deus.






 ACERVO FOTOGRÁFICO: Clube de Mães Francisca do Socorro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

João Calandro o Cangaceiro Milagrense

As duas maiores Enchentes da História de Milagres

A antiga Casa do Coronel Domingos Leite Furtado em Milagres Ceará